Entendendo o DNS
Quando queremos falar com alguém pelo telefone, precisamos saber o número do telefone da pessoa ou empresa com quem queremos falar. Da mesma forma, quando um computador se comunica com outro na Internet,para acessar uma página Web, enviar um e-mail ou mandar uma mensagem instantânea, ele precisa saber o endereço do computador com o qual irá se comunicar. Esse endereço, chamado de endereço IP é uma sequência de 4 números decimais separados por ponto da forma: 201.154.37.98.
Esses endereços numéricos, processados de forma muito eficiente pelos computadores, firewalls e roteadores, são muito difíceis de serem memorizados por nós. Para facilitar a nossa vida, foi inventado o DNS, acrônimo de Domain Name System. O DNS é um sistema distribuído que traduz um nome, que nós humanos temos mais facilidade de memorizar, para o endereço IP associado àquele nome. Mal comparando, seria uma enorme agenda eletrônica espalhada pela Internet com nomes e endereços IP associados a esses nomes. Assim, podemos lembrar o endereço www.winco.com.br ao invés de um número estranho como 201.49.222.156.
O problema do endereço IP variável
Quando um usuário contrata uma conexão Internet, seja discada ou banda larga, a maioria dos provedores alocam um endereço IP Real para usuário. Um IP Real é um IP que é visível por qualquer outro computador na Internet, ao contrário do IP Inválido. Este segundo tipo de IP, que é usado em redes corporativas, não podem ser acessados pelos computadores fora da rede corporativa. IPs Inválidos (no mundo todo) tem os prefixos 10., 192.168. e 172.16 até 172.31.
Porém, o endereço IP que os provedores dão aos seus usuários, apesar de Real, não é Fixo. Ou seja, o IP da conexão muda a cada reconexão do usuário ou a cada período pré-determinado de horas (uma hora o IP é 200.1.2.3.4 e de repente muda para 200.222.111.5, por exemplo). Com isso, fica impossível fornecer serviços usando estes endereços, visto que cada vez que o endereço muda o serviço precisa ser reconfigurado. Para resolver este problema foi criado o DDNS, que significa Dynamic Domain Name System. O conceito é bem antigo, mas a implementação da Winco é extremamente simples de usar.
A solução DDNS
O que o DDNS faz é criar um nome fixo, que passa a representar o IP da conexão do usuário, mesmo que este IP mude. Portanto, um usuário registra o nome 'empresa.winconnection.net' (ou 'empresa.ddns.com.br') e passa a poder usar este nome sempre que quiser se referir ao computador.
Este programa utiliza o sistema de nomes de domínio da Internet para associar um nome ao computador que o usuário tem conectado a Internet.
No computador, é instalado um pequeno programa, chamado "Agente DDNS", que fica responsável por monitorar as mudanças de IP que o provedor fornece e enviar a informação do novo IP para um servidor centralizado que atualiza imediatamente o nome 'empresa.winconnection.net' ou 'empresa.ddns.com.br' para se referir ao novo IP.
Em termos práticos, para ativar o serviço, tudo que o usuário tem que fazer é instalar o Cliente DDNS que cuida do registro do nome e da instalação do "Agente DDNS" em apenas 2 passos.
MUITO BEM DEFINIDO ESTE TEMA, OBRIGADO...........
ResponderExcluirESSA FOI ADEFINIÇÃO MAIS CLARA E DESCOMPLICADA QUE EU ENCONTREI SOBRE O CONSEITO DE DDNS.
ResponderExcluirEU ENTENDI PERFEITAMENTE.
OBRIGADO MESMO!!!!!
^^)
Excelente explicação...Parabéns !!!
ResponderExcluiresclarecedor!!! Parabéns!
ResponderExcluirClaro e objetivo. Parabéns!!
ResponderExcluirMuito bom! SALUTE
ResponderExcluirMuito bom! SALUTE
ResponderExcluirA aula sem sair de casa
ResponderExcluirA aula sem sair de casa
ResponderExcluirMelhor que essa explicação impossível, parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns pelo texto, muito bem explicado, simples e objetivo. Aprendi.
ResponderExcluiressa foi boa explicaçao
ResponderExcluirValeu nota 10
ResponderExcluir