10 de junho de 2010

Veja Porque é Extremamente Confiável um Monitoramento




 Câmeras de segurança flagraram um assalto a um mercado em São José dos Pinhais (PR). Pelas imagens, o dono do estabelecimento descobriu que era furtado pelo próprio vizinho.
O dono do mercado, José Pilato, instalou 16 equipamentos após sofrer sete assaltos desde março. Ao verificar as imagens do último arrombamento, na terça-feira (8). Além de ficar surpreso com mais um assalto, o dono percebeu que o ladrão era vizinho do mercado.
Segundo a polícia, durante a madrugada, o rapaz arrombou a porta. Ele usou um cobertor na cabeça para tentar não ser identificado. O ladrão pegou R$ 500, bebidas e cigarros antes de fugir correndo.
O rapaz, de 20 anos, foi reconhecido nas imagens e preso depois do crime.

9 de junho de 2010

Como Funciona o DDNS e o que significa!




Entendendo o DNS
Quando queremos falar com alguém pelo telefone, precisamos saber o número do telefone da pessoa ou empresa com quem queremos falar. Da mesma forma, quando um computador se comunica com outro na Internet,para acessar uma página Web, enviar um e-mail ou mandar uma mensagem instantânea, ele precisa saber o endereço do computador com o qual irá se comunicar. Esse endereço, chamado de endereço IP é uma sequência de 4 números decimais separados por ponto da forma: 201.154.37.98.
Esses endereços numéricos, processados  de forma muito eficiente pelos computadores, firewalls e roteadores, são muito difíceis de serem memorizados por nós. Para facilitar a nossa vida, foi inventado o DNS, acrônimo de Domain Name System. O DNS é um sistema distribuído que traduz um nome, que nós humanos temos mais facilidade de memorizar, para o endereço IP associado àquele nome. Mal comparando, seria uma enorme agenda eletrônica espalhada pela Internet com nomes e endereços IP associados a esses nomes. Assim, podemos lembrar o endereço www.winco.com.br ao invés de um número estranho como 201.49.222.156.
O problema do endereço IP variável
Quando um usuário contrata uma conexão Internet, seja discada ou banda larga, a maioria dos provedores alocam um endereço IP Real para usuário. Um IP Real é um IP que é visível por qualquer outro computador na Internet, ao contrário do IP Inválido. Este segundo tipo de IP, que é usado em redes corporativas, não podem ser acessados pelos computadores fora da rede corporativa. IPs Inválidos (no mundo todo) tem os prefixos 10., 192.168. e 172.16 até 172.31.

Porém, o endereço IP que os provedores dão aos seus usuários, apesar de Real, não é Fixo. Ou seja, o IP da conexão muda a cada
reconexão do usuário ou a cada período pré-determinado de horas (uma hora o IP é 200.1.2.3.4 e de repente muda para 200.222.111.5, por exemplo). Com isso, fica impossível fornecer serviços usando estes endereços, visto que cada vez que o endereço muda o serviço precisa ser reconfigurado. Para resolver este problema foi criado o DDNS, que significa Dynamic Domain Name System. O conceito é bem antigo, mas a implementação da Winco é extremamente simples de usar.
A solução DDNS
O que o DDNS faz é criar um nome fixo, que passa a representar o IP da conexão do usuário, mesmo que este IP mude. Portanto, um usuário registra o nome 'empresa.winconnection.net' (ou 'empresa.ddns.com.br') e passa a poder usar este nome sempre que quiser se referir ao computador.

Este programa utiliza o sistema de nomes de domínio da Internet para associar um nome ao computador que o usuário tem conectado a Internet.
No computador, é instalado um pequeno programa, chamado "Agente
DDNS", que fica responsável por monitorar as mudanças de IP que o provedor fornece e enviar a informação do novo IP para um servidor centralizado que atualiza imediatamente o nome 'empresa.winconnection.net' ou 'empresa.ddns.com.br' para se referir ao novo IP.
Em termos práticos, para
ativar o serviço, tudo que o usuário tem que fazer é instalar o Cliente DDNS que cuida do registro do nome e da instalação do "Agente DDNS" em apenas 2 passos.