6 de setembro de 2010

Manutenção Corretiva e Preventiva em CFTV

Um programa de manutenção bem estruturado pode gerar renda, reduzir a
manutenção corretiva, e o mais importante, manter os clientes leais e
satisfeitos gerando confiança no padrão do serviço que esperam de sua
empresa. 
Jamais deve ocorrer a surpresa de descobrir que o sistema de CFTV não estava operando, quando ocorre algum evento importante. Toda a credibilidade e confiabilidade do equipamento são perdidas e o custo de recuperação de confiança do cliente será bastante grande.
Por este motivo a manutenção dos sistemas de CFTV deve ser uma das principais preocupações do instalador e do usuário.

Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva deve ter uma resposta rápida e solução completa, pois é a segurança do cliente que está em jogo. Por isso deve ser dada como prioridade sobre a manutenção preventiva. O cliente pode ajudar neste sentido informando o tipo de problema apresentado, para que o técnico de manutenção possa ser enviado levando equipamentos, acessórios e ferramentas adequadas.

Manutenção Preventiva
Embora a maioria dos sistemas iniciarem fornecendo resultados excelentes, a qualidade da imagem pode decair radicalmente alguns meses depois. Isto não deve ser uma regra. Um modesto programa de manutenção preventiva pode assegurar que o sistema continuará a fornecer a mesma qualidade e desempenho do dia em que foi instalado. Deve-ser ter um agendamento prévio das visitas que serão feitas entre 3 e 6 meses de acordo com o tipo de cliente, onde serão feitos testes completos de funcionamento, gravação, reprodução e resposta. Devem ser trocados conectores em mau estado, os equipamentos devem ser limpos e lubrificados, deve ser retirada qualquer sujeira ou poeira acumulada, deve-se verificar a existência de mau contato no cabeamento e conectores, deve-se verificar se os operadores estão aptos a trabalhar com os equipamentos. Deve ser preenchida uma planilha e assinada pelo técnico e pelo responsável pelo local.
Análise Correta
   Os sistemas de CFTV são vistos como "equipamentos livres de manutenção", e possivelmente por não existirem partes móveis. Mas na prática isto está bem longe da verdade. De qualquer forma existem diversos procedimentos que podem ser feitos para manter um sistema de CFTV na sua melhor condição. Uma lista de itens a serem analisados pode fornecer uma idéia do tempo a ser gasto no local. Podendo ainda servir como um documento de verificação para o cliente. Além disso, deve ser elaborada uma agenda de manutenção periódica e a mesma deve ser seguida a risca.