15 de setembro de 2011

Novas Soluções de Segurança para Bancos


A Cisco trouxe ao Ciab Febraban 2011, o Physical Security, ou Segurança Física, solução de vídeo vigilância inteligente que pode minimizar a ação de criminosos nas agências bancárias. A ferramenta também pode ser utilizada pelo Business Inteligence do banco, pois permite acúmulo de informações de imagens de clientes que frequentam agencias e caixas eletrônicos. A ferramenta facilita a captura, transmissão, visualização e gravação de arquivos de imagem seja por vídeo analógico ou IP.
“Atualmente, há grandes desafios para os bancos em relação à segurança. Ainda hoje a câmera que os bancos usam é analógica, e ainda há gravação de imagens dentro da agência, o que leva a uma preparação lógística para armazena-las. Nossa solução oferece uma estrutura de vídeo de segurança sobre IP, que permite integrar as imagens geradas nas câmeras de segurança sejam captadas em rede”, afirma o gestor de vendas verticais da Cisco, Rodrigo Gonsales. "Estamos propondo a substituição daquele cabo coaxial que liga as câmeras para um cabo de rede."
Para Gonsales, ao sair do controle analógico para uma plataforma eletrônica baseada em IP, a solução muda o conceito da vigilância nos bancos. “Por estar em uma plataforma IP, todas as imagens poderão ser armazenadas em uma central de vigilância de um banco. Considerando o grande número de câmeras instaladas em banco que tiver, por exemplo, 1,5 mil agências, o acompanhamento de cada imagem é impossível, por isso há um sistema de alarmes que avisam quais câmeras de vigilância estão captando movimentos suspeitos nos caixas eletrônicos”, explica. Com o alarme acionado, os responsáveis pela segurança irão observar apenas as imagens das câmeras que geraram algum movimento suspeito.
Segundo o executivo, o banco pode determinar que o alarme seja acionado se uma pessoa ficar cerca de 10 segundos parada em frente ao caixa eletrônico. Os responsáveis pela segurança poderão ser avisados com um alarme sonoro, por rádio ou até por e-mail, se o profissional não estiver presente na central.
“Outro ponto importante é que a partir de dados digitalizados eu tenho o reconhecimento de faces, assim se uma pessoa cometer um crime em um caixa eletrônico, o sistema poderá reconhece-la se ela entra em um outro”, acrescenta.
O executivo informa que o vídeo vigilância inteligente pode também ser utilizado em outras áreas dos bancos. “A partir do momento que digitalizo as imagens eu gero dados. Isso significa que o reconhecimento de faces pode ser utilizado em BI. As imagens geradas pela câmera digital permite identificar os clientes em real time e possibilita atendimento personalizado ao cliente que vai utilizar um caixa eletrônico”, explica. Além do reconhecimento, a solução também pode capturar os movimentos dentro de uma agência, gerando informações como tempo de espera em fila, quantidade de clientes que entram no local etc.
"A solução da Cisco foi adotada na Argentina porque naquele país o Banco Central determinou que o monitoramento da segurança dos bancos fosse centralizado", informa Gonzales. Segundo ele, a adoção desse tipo de solução está começando no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Zax Info & Telecom tem o orgulho de saber sua opinião: